O Congresso das APAES é um evento que ocorre a cada três anos nas esferas nacional, estadual e regional com o objetivo de aprofundar os debates sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.
O II Congresso Regional do 3º Conselho da FEAPAES-PA ocorreu nos dias 25 e 26 de maio de 2023 tendo como tema. Os desafios do desenho universal para a inclusão das pessoas com deficiências.
Na abertura do evento, foi feita uma apresentação cultural pelos atendidos Daiana Braga, Matheus Carneiro e Monique Lopes, e Rodrigo Figueira deu Boas-vindas aos participantes.
Concluída a solenidade de abertura do Congresso, o Dr. Emanuel O’ de Almeida filho-Presidente da FEAPAES-PA, ministrou uma palestra, cujo tema “Famílias de pessoas com deficiência. Acesso aos Direitos garantidos por Lei”, assunto de grande relevância na sociedade pelo fato de que muitas pessoas não têm conhecimento de seus direitos e conforme protegidas por lei.
Em seguida, a palestrante Ana Carolina da Silva Salomão explanou o tema “O que é o desenho universal”. Desenho universal é um conceito que propõe a criação de espaços com uso democrático, garantindo condições igualitárias em sua qualidade de uso. O objetivo principal é permitir o uso de todos na sua máxima extensão possível sem a necessidade de adaptação.
No desenvolvimento das ações do Congresso, uma Mesa Redonda com o tema “Sociedade da Inclusão: Desafios e Perspectivas na Implantação do Desenho Universal”, abordou diversas situações com intensa participação profissional que discutiram sobre o tema e compartilharam suas vivências
na Instituição.
Seguindo a programação, a palestra “Atuação Fonoaudióloga no Transtorno do Espectro Autista” e o II Fórum Regional de Autogestão e Autodefensoria e, I Fórum Regional de Famílias da Rede APAE abordaram suas reedificações através das políticas públicas.
“Maior participação das Famílias em Debates” e “Cuidado com o Cuidador” foi o ponto abordado na área de saúde. “Capacitação para profissionais do ensino regular” e ”Reunião com os pais sobre o respeito à pessoa com deficiência — PCD” foi exposto na aérea da educação.
Finalizando, o dia 25 com meetings sobre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
No dia 26 de maio Iniciamos com uma palestra sobre “Currículo e a escolarização de jovens com autismo”, ministrada pela Dra. Geila Santos. Logo após a Psicóloga Maelly Larissa ministrou uma palestra com o tema “ABA como estratégia de intervenção para o desenvolvimento infantil”. Dando prosseguimento na programação, foi dado início ao meeting com tema “Vivência da Equipe multiprofissional da APAE- Santarém”, momento em que os profissionais esclareceram pontos importantes sobre as dúvidas frequentes das famílias e como desenvolvem suas atividades em sala.
No período da tarde ocorreram duas palestras de grande relevância para o público presente. O Dr. Marcos Honorato, médico neurologista que abordou o tema “Dificuldade de Aprendizagem: É mesmo necessário um Diagnóstico Médico”, durante a palestra, conduziu momentos de interação das famílias com relatos de suas experiências relacionada a temática. A Dra. Richelma de Fátima Miranda Barbosa Fisioterapeuta abordou sobre o tema “Prática Centrada na Família: A importância de se conhecer a Classificação na Mobilidade e Prognóstico na Paralisia Cerebral”.
Em seguida, ocorreu a leitura da carta de prioridade das famílias e carta de intenção dos autodefensores.
O II Congresso Regional finalizou com uma apresentação do Atendido Pedro Matheus da APAE de Santarém.
Registramos e agradecemos a todos que abrilhantaram o evento com sua presença nesses dois dias, em especial a todos os municípios vizinhos. Novo progresso, Itaituba, Altamira, Alenquer e Belém. Foram experiências e aprendizados compartilhados que tornaram os temas tratados de melhor compreensão para todos os presentes.
Comments